quinta-feira, 26 de março de 2015

Opinião" À espera de Moby Dick" - Nuno amado

À Espera de Moby DickÀ Espera de Moby Dick by Nuno Amado
My rating: 5 of 5 stars

Só lendo se poderá ter uma ideia do que é este livro.
A beleza das palavras, a melancolia, a solidão... Quantos de nós não quisemos já exilar para esquecermos o que perdemos, para esquecermos quem perdemos? Um exílio de redescoberta.

Este será seguramente, um dos livros mais belos que já li, muito bem escrito, cheio de imagens, cheio de sentimentos, cheio de passagens sublinhadas... Senti-me tocada por ele.


Sinopse
Um desgosto avassalador leva um lisboeta a refugiar-se numa enseada perdida dos Açores para cumprir um velho sonho: avistar baleias. Enquanto espera pela chegada dos gigantes marinhos, ocupa os dias naquele lugar dominado pelo ruído do oceano a tentar reencontrar-se e a escrever cartas para o seu melhor amigo, contando-lhe o fio dos seus dias no exílio, mas também para destinatários tão improváveis como o Instituto Nacional de Estatística, o boxeur português com mais derrotas acumuladas ou um guru de auto-ajuda de sucesso planetário.

À medida que o tempo passa, consegue vencer a solidão absoluta que impôs a si próprio e estabelece contacto com os seus poucos vizinhos, como um alemão bem-humorado, que todos os dias sai sozinho para o mar, e um casal de reformados oriundo do continente, que recebe cartas do filho dos mais variados lugares do mundo. Depressa descobre que, naquela enseada, todos têm qualquer coisa a esconder e nada é exactamente o que parece.

À Espera de Moby Dick é um romance grandioso e envolvente que nos fala do amor, da perda e da extraordinária capacidade de regeneração do ser humano perante as maiores adversidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário