sábado, 9 de maio de 2015

Opinião: "Amor entre guerras" - Sofia Ferros

Amor Entre GuerrasAmor Entre Guerras by Sofia Ferros
My rating: 4 of 5 stars

Que entusiasmo! O 4 livro de autor português que adorei!
Agora que vou embalada não sei se me apetece ler um autor estrangeiro...

Miguel Vieira é médico, quando rebenta a guerra segue para a frente de combate na Flandres.
Uma série de acontecimentos infelizes transportam-no para uma pequena vila onde irá conhecer e apaixonar-se por Alexandrine, uma jovem francesa cheia de ideais.
O que parecia um conto de fadas vai transformar-se com o tempo e a distancia entre o casal parece inevitável.

Este livro retrata-nos episódios de guerra, contados de uma maneira que nos entusiasma a leitura. Um romance histórico bem escrito e nada monótono.
Posso adiantar que adorei o personagem de Miguel, um otimista apaixonado, pelo contrário Alexandrine foi-se aos pouco tornando uma personagem contraditória, entre a luta pelos ideais e a constante insensatez acabou por me irritar um pouco.








Sinopse
Quando a Alemanha declara guerra a Portugal em 1916, Miguel Vieira, um jovem médico do Porto, voluntaria-se para integrar o Corpo Expedicionário Português e parte para a frente de combate, na Flandres. Encontra-se nas trincheiras aquando do ataque devastador dos alemães às tropas portuguesas, naquela que ficará conhecida como a Batalha de La Lys. Como responsável pelo Posto de Socorro Avançado, é chamado a tomar decisões dramáticas, uma das quais envolve o seu melhor amigo. Será, de resto, por causa dele que, num castelo transformado em hospital de guerra, conhece e se apaixona por Alexandrine Roussel, uma francesa de espírito indomável que tem a ambição de se tornar médica e trava uma luta sem tréguas pela emancipação das mulheres e pela liberdade.
Terminado o conflito, Miguel e Alexandrine casam-se e vivem, em Paris, um ambiente de euforia e contestação. Mas eis que chega o momento de o médico aceitar um desafio profissional na exótica Lourenço Marques, onde a família se estabelecerá durante longos anos. À passagem por Lisboa, Alexandrine sofrerá, porém, um acidente que mudará as suas vidas para sempre.
Amor entre Guerras, que se baseia na história dos bisavós maternos da autora, é um romance fascinante sobre uma família entre 1916 e as vésperas da Segunda Guerra Mundial, oferecendo-se ainda como relato das convulsões que o mundo atravessou na época e como testemunho da vida quotidiana em Moçambique.

Sem comentários:

Enviar um comentário