domingo, 26 de outubro de 2014

O pobre nem pirata pode ser!

Nos últimos dias chovem, no facebook, mensagens sobre o roubo. Não o roubo de um carro, de um banco, não o que roubam os ministros ou as finanças, mas sim do roubo através da net de livros, músicas ou filmes. É a novela dos direitos de autor...
Ainda bem que vivo num país em que posso piratear o que me apetece, nada é ilegal desde que seja para consumo pessoal e não para venda, é quase como uma charrada para atenuar a dor...

Julga-se tanto as pessoas que sacam livros da net, mas ainda não vi nenhum autor chegar-se à frente e oferecer meia dúzia dos seus livros recém publicados a pessoas normais, daquelas que não têm dinheiro para os comprar ou que nem têm blogs de divulgação, abdiquem lás dos 10% de comissão...
Nã!! Parte-se do pressuposto que todos têm dinheiro para comprar o "ultimo grito da publicação literária" a 20€ e que os blogs os ganham de graça das editoras! Pois bem, eu cá tenho um blog, que até pode ser uma grande caca, mas é a minha caca de distração num país estrangeiro e o que cá publico não devo a ninguém, porque até hoje as únicas pessoas que me ofereceram livros foram o meu marido e alguns amigos, e por isso, não me venham cá apontar dedos por sacar coisas da net.
Há direitos de autor, e não há direitos de leitor?

Pago 13€, que me saem bem do lombo, cada vez que faço uma encomenda de livros! Já ganhei mais com autoras estrangeiras, que não se negam a enviar para o Lux material publicitário do que com autores da minha língua materna. Quem é que me vai oferecer uns livros para opinar e fazer disparar as vendas?

Se eu fosse autor ia ali à Kobo queixar-me muito porque andam a promover a pirataria... afinal acho que os culpados são eles, vendem aquela espécie de livros eletrónicos...

Estamos numa sociedade em que se pressupõe muita coisa e muitas vezes as coisas erradas.

Agora vou sentar-se a relaxar e a ler um livro, que comprei a 15€ + 13€ de portes, mas tenho esperança que algum autor tenha pena de mim e passem a chover envios de livros grátis.


2 comentários:

  1. e não te esqueças, que sempre que vas a uma biblioteca estas a "roubar" o autor... concordo com tudo o que escreves-te. também segui a discussao no Facebook, cheguei à conclusão que se queixam de roubo aqueles que tem possibilidade de comprar livros, que não tem a necessidade de escolher entre comprar comida ou um livro. apenas quando passarem por dificuldades é que vão entender que a cultura em Portugal é para ricos. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é assim Susana. As pessoas só olham pelos próprios interesses.

      Eliminar