terça-feira, 20 de março de 2012

"As crónica de Bridei" - Juliet Marillier

Escócia, século VI. Bridei tem quatro anos quando os seus pais o confiam a Broichan, um poderoso druida do reino de Fortriu, com quem aprenderá a ser um homem erudito, um estratega e um guerreiro. Bridei desconhece que a sua formação obedece ao desígnio de um concelho secreto de anciãos e que está destinado a desempenhar um papel fundamental no destino do instável reino de Fortriu.
Porém. Algo irá mudar para sempre o seu mundo e, provavelmente, arrasar os planos de Broichan: Bridei encontra uma criança, ao que tudo indica abandonada pelos Boas-Gente. Todos concordam que o melhor será assassiná-la, mas Bridei decide salvá-la a todo o custo. E assim, ambos crescem juntos, e a bebé Tuala transforma-se numa bela mulher.
Contudo, Broichan presente o perigo que ela representa, pois a jovem poderá vir a ter um papel importante no futuro de Bridei… ou causar a sua perdição. 

Depois de O Espelho Negro, chega-nos o segundo livro das crónicas de Bridei.
O reino de Fortriu gozou de cinco anos de paz desde que Bridei chegou ao trono. Agora, o rei prepara-se para uma guerra há muito esperada que, segundo pensa, banirá para sempre do Ocidente os invasores Galeses. A princesa Ana, refém de Fortriu desde a sua infância, é enviada para Norte, para se casar, estrategicamente, com um líder que nunca viu, e com isso ganhar um aliado no qual se baseia a vitória de Bridei. A sua escolta é conduzida por um homem que ela despreza: o enigmático Faolan, assassino e espião de Bridei. A expedição é infortunada e, quando Ana chega junto do líder a quem fora prometida, numa fortaleza perdida nos Bosques de Briar, ela não se sente à vontade. Trata-se de um lugar cheio de segredos. Quando Ana descobre um prisioneiro mantido na mais austera reclusão, é confrontada com uma conspiração de silêncios. Entretanto, Faolan percorre um delicado caminho entre a lealdade e a traição.
As forças de Bridei marcham para o campo de batalha. Mas aos que ficam para trás é revelado que o seu rei marcha em direcção à derrota e, mais do que isso, o espera a morte certa. Só um mensageiro é capaz de o alcançar a tempo, mas chamá-lo porá em perigo o que é mais querido para Ana.


Em missão secreta na Irlanda por ordem do Rei Bridei de Fortriu, Faolan tem também de dar a notícia da morte de um bravo guerreiro. Porém, o principal assassino e espião de Bridei tem de enfrentar os demónios do passado sombrio da sua família com resultados inesperados.
Quando segue o rasto de um poderoso clérigo cristão que pode ser uma ameaça para a estabilidade do reino pagão de Bridei, Faolan torna-se responsável por uma criança, um cão e Eile, uma jovem perturbada e desconfiada.
Para Eile, a viagem a Fortriu é uma confrontação. Acostumada a uma vida de privações e labuta, a jovem vê-se perante um mundo estranho, cheio de lições novas, onde o principal desafio é aprender a confiar nas pessoas. Na corte de Bridei, em Monte Branco, notícias perturbadoras vindas do reino vizinho de Circinn, levam o Rei a convocar a conselho os seus chefes-de-guerra. Após o desaparecimento do principal conselheiro de Bridei e a morte trágica de uma jovem criada, a ameaça provocada pela influência cada vez Maior da Cristandade parece ser o menor dos perigos...


7 comentários:

  1. Portanto, ainda não leste nenhum deles...

    ResponderEliminar
  2. Olá Ash. Tenho um desafio no meu blog, no caso te ser oportuno;)

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. olá, venho por este meio anunciar que tenho um desafio para ti. http://quando-o-vento-sopra.blogspot.pt/2012/03/desafio-tag-11-perguntas.html

    ResponderEliminar
  4. Vitor ainda não li nenhum. Já os leste?

    ResponderEliminar
  5. Landa e Mafs, obrigada meninas!
    Optei por não colocar desafios neste blog, recebo vários e não consigo responder a tudo...

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Já, é uma das minhas sagas favoritas, com as minhas personagens preferidas. :) O primeiro livro é o mais simples e com uma lógica mais linear, os outros têm mais surpresas.

    De todas as sagas criadas por Juliet Marillier acho que foi aquela em que autora concebeu uma narrativa madura e equilibrada que rivaliza com Sevenwaters, na verdade, em certos pontos, acho que chegou mesmo a ultrapassá-la.

    ResponderEliminar
  7. Tenho que a colocar na lista dos "brevemente"... Infelizmente deixei em Portugal a Saga Sevenwaters, que só li o 1º Volume.

    ResponderEliminar