quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Leituras de 2011: Positivas e negativas

Neste ano que finda houve algumas descobertas, umas boas outras nem por isso, várias boas surpresas e algumas desilusões...Aqui fica a lista e uma breve opinião.
1)"Mascaras do desejo" - livro sem estória, conta basicamente as aventuras sexuais entre uma rapariga e dois rapazes...
2)"Os pecados de Lorde Easterbrook" - estava à espera de uma estória melhor, o personagem principal deste livro tem um desenvolvimento mais sensual e misterioso nos livros que não lhe são dedicados.
3)"Feitiços de amor" - uma agradável surpresa. Um romance leve e fantasioso que se lê muito bem.
4)"Um amor em segunda mão" - um livro adorável, que trata a amizade, o perdão, o voltar a encontrar-se e amar... está no meu top do ano!
5)"A rapariga dos pés de vidro" - fraco!! estava à espera de uma estória surpreendente e no fim, nada de especial.
6)"Anjo caído" - fraco! Desisti da saga ao primeiro livro...
7)"O quarto mágico" - depois de duas desilusões seguidas, foi muito agradável descobrir esta autora, um livrinho suave e uma estória terna.
8)"A pensar em ti" - a minha estreia com a autora e que surpresa tão boa! Romance e comédia na medida certa! Apetece continuar!
9)"Hush,hush" - mais uma saga posta de lado...
10)"O clube de tricôt de sexta à noite" - um livro que até poderia ter sido engraçado não fosse o seu fim tão deprimente!
11)"A magia do amor" - um pouco menos surpreendente que o anterior, no entanto a sua leitura não deixa de ser agradável.
12)"Iniciação" - estava à espera de mais, mas apesar disso vou continuar a seguir.
13)"A felicidade mora ao lado" - ora aqui está mais um livro muito engraçado, mas com um final em aberto..."então e o resto?"!
14)"Em nome da memória" - gostei muito!! A busca de um amor eterno através dos tempos e da memória...
15)"Segue o teu coração" - a estreia com a autora, num grande e belíssimo livro!!
16)"Jogos da noite" - para não variar é SK e adoro!
17)"O beijo mais escuro" - uma descoberta viciante!!
18)"O beijo da meia-noite" - mais uma agradável novidade para continuar a seguir.
19)"O último capítulo" - uma sinopse apetecível, para um livro fraco.
20)"Desejos de chocolate" - um romance terno que se lê rapidamente.
21)"Nunca te perdi" - mais uma estreia, mais uma surpresa agradável. Um livro sobre a luta de uma mãe que não desiste de encontrar o seu filho desaparecido.
22)"Casamento em Dezembro" - novamente uma estreia, não foi dos melhores livros que li, no entanto é uma leitura razoável.
23)"Cerimónia mortal" - de longe o melhor livro que li desta série!
24)"A próxima vez" - mais um para o meu top do ano! Fiquei fã de Marc Levy.
25)"Prazeres proibidos" - uma estória deliciosa!
26)"O primeiro dia" - Top do ano!
27)"A primeira noite" - Top do ano!
28)"Viagem a Capri" - uma leitura agradável, as descrições fazem com que nos apeteça viajar!
29)"Alguém para amar" - um amor que atravessa o tempo... uma descoberta.
30)"Segredos do passado" - uma leitura agradável, mas não excepcional como estava à espera.
31)"Sedução na noite" - a SK não se pode fazer comentários...
32)"A conquistadora" - também no meu top do ano! Um livro bem ao meu estilo e que adorei!
33)"A biblioteca das sombras" - pode ser bom, mas achei que lhe faltava qualquer coisa.
34)"Uma aposta perversa" - o primeiro livro que li da autora e gostei bastante, pretendo continuar a segui-la.
35)"Lições de sedução" - uma estória adorável!
36)"Jogos de sedução" - um dos meus preferidos da autora.
37)"Vingança mortal" - à medida que a série avança os livros vão ficando mais interessantes.
38)"O feitiço do highlander" - mais um hilariante livro da série.
39)"O nó do amor" - mais um para o Top!
40)"O jardim dos segredos" - uma linda estória sobre a amizade e a familia.
41)"O beijo carmesim" - melhor que o anterior, fez-me criar altas expectativas em relação a esta série.
42)"O prazer mais escuro" - e a saga dos guerreiros imortais continua a seduzir...
43)"O fruto proibido" - sem ser excepcional, lê-se bem.
44)"Palavras escuras" - mais um guerreiro, mais uma tentação...
45)"Pecados na noite" - interessante, interessante...
46)"Desejo insaciável" - levei vários meses para lê-lo, mas valeu a espera... adorei!!
47)"A história secreta do Cravo cor-de-rosa" - mais um para ficar no Top.
48)"O quarto Arcano - O anjo negro" - topo do Top!
49)"O quarto Arcano - O porto das tormentas" - no topo do Top!
50)"A cama da paixão" - mais fraquito que o anterior.
51)"A dama negra" - apesar de ser um bom livro, confesso que esperava muito mais depois de tantas opiniões positivas.
52)"O cirurgião" - de arrepiar! Fantástico!
53)"A flor do desejo" - à semelhança de "A mascara do desejo" este livro é muito fraco. Encerro aqui as minhas leituras desta autora... não pretendo ler mais nada dela.
54)"A cobiça" - ora aqui está um livro sobre Anjos que vale a pena ler! Finalmente!
55)"O apelo da lua" - mais um que esperava há meses e que vale a pena continuar a seguir.
56)"A dança da vida" - a surpresa do ano foi este pequeno livro de Gustavo Santos...um livro que me despertou sentimentos profundos e que está no Top, mas num lugar muito especial.
57)"Chichen Itza" - em leitura e a gostar! Mais um português para a lista!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

As prendinhas de Natal:

"A pintora de Plantas" - Martin Davies
Em 1774, a segunda expedição do Capitão Cook aos Mares do Sul registou uma ave até então desconhecida: o espécime foi capturado, conservado e trazido de volta para Inglaterra, onde acabou por ser entregue ao naturalista Joseph Banks. Estranhamente, nenhum outro exemplar dessa ave voltou a ser visto, nem nas Ilhas da Sociedade, onde fora encontrado, nem em qualquer outro ponto do planeta. E, mais estranhamente ainda, o espécime que Joseph Banks exibiu orgulhosamente na sua colecção também acabou por desaparecer. Se não fosse uma ilustração a cores feita pelo desenhador que viajara a bordo do navio de Cook, dir-se-ia que a Misteriosa Ave de Ulieta, como ficou conhecida, nunca chegara a existir.
Duzentos anos mais tarde, o irreverente professor John Fitzgerald recebe um telefonema suspeito de uma antiga paixão. Curioso sobre a razão do reencontro, descobre afinal que Gabriella e o seu actual companheiro têm um estranho pedido a fazer-lhe: sendo Fitz o maior estudioso da sua área, deve ajudá-los a procurar a ave embalsamada. Os motivos? Bastante obscuros. A recompensa? Deveras aliciante. A resposta? Não, o genial Fitz recusa-se a colaborar.
No entanto, ao voltar para casa, descobre que a mesma foi assaltada e que o objecto da devassa eram… os seus apontamentos. Lança-se então na tentativa de recapitular a história da ave, descobrindo pormenores surpreendentes sobre o papel de uma estranha Miss B na vida e na carreira de Joseph Banks. Poderá ser ela a chave do mistério - chave que o leve até à descoberta da Misteriosa Ave de Ulieta? Saltando entre dois períodos, de uma história de amor para a história de uma pesquisa científica de proporções detectivescas, este romance é simultaneamente o relato da vida secreta de Joseph Banks e a corrida quase impossível de Fitz para encontrar a ave desaparecida.
 
 "Tudo por amor" - Dan Jacobson
Ela era filha do Rei Leopoldo II da Bélgica, mulher de um príncipe e uma figura conhecida na corte do Império Austro- Húngaro. O seu amante era um soldado dez anos mais novo, uma figura resplandecente em termos de elegância, mas também um homem de origem duvidosa e ambições extravagantes. Diante de ambos estendem-se compromissos, adultério, o desbaratar de uma fortuna, um duelo, a prisão, a bancarrota, a morfina e a loucura. E bem assim uma heroína de carne e osso - Maria Stöger - que não estava menos preparada do que a princesa e o seu soldado para arriscar tudo por amor.
Romântico, sumptuoso, inteligente, cheio de espírito e um autêntico desafio para o leitor, o presente romance caminha entre o declínio do Império Austro-Húngaro de Francisco José e o eclodir da Primeira Guerra Mundial, através de um caso amoroso que escandalizou toda a Europa. Fundindo constantemente factos e ficção, retira três extraordinárias personagens das notas de rodapé da História e põe-nas, juntamente com os seus, poucos, amigos e muitos inimigos, no centro de um drama que é simultaneamente cómico e doloroso e tão digno de incredulidade como convincente.
 
 "Intimo e perigoso" - Linda Howard
Um violento acidente de aviação… uma perigosa caminhada pela inóspita paisagem de Idaho… uma atracção arrebatadora… e um jogo mortal do gato e do rato.
Bailey é uma mulher bonita e jovem, e acaba de se tornar viúva do multimilionário Winegate. Mas os seus problemas não terminam aqui: os filhos que ele deixou têm praticamente a idade de Bailey e quando descobrem que toda a fortuna ficou a cargo dela, passam detestá-la ainda mais. Quando decide usar o avião particular para sair do inferno em que a sua vida se tornara, este despenha-se. Mas graças à perícia do seu piloto, Cam Justice, o acidente não lhe tira a vida. Afastada do mundo e com pouca esperança de ser salva, Bailey tem que confiar a sua vida a Cam, um homem tão rude quanto atraente.
 
"Um beijo na escuridão" - Linda Howard
É um trabalho mortal. Eficiente, profissional, e sem remorsos, Lily Mansfield é uma assassina contratada que trabalha como agente da CIA. Os alvos dela são os poderosos e os corruptos. Os que estão acima da lei. Agora, depois de dezanove anos no activo, Lily foi atraída para um perigoso jogo: procurar vingança pela morte dos que lhe eram próximos. Com cada movimentação mais genial que a anterior, ela está a comprometer os seus superiores, atraindo atenções indesejadas e colocando em risco a sua própria vida. Lily sente-se invencível, mas mesmo ela pode ser eliminada se cometer o mais pequeno erro. Se tiver que ser, assim seja, Lily não pretende morrer sem dar luta. Lucas Swain, um agente da CIA, tem ordens simples: trazê-la viva ou morta. No entanto, também ele é atraído para o jogo de Lily, e dança na corda bamba, tentando evitar um incidente internacional enquanto luta contra um obstinado inimigo que lhes segue cada passo. Fascinado pela extrema inteligência de cada movimento dela, conseguirá Lucas terminar a sua missão?
Lily vai descobrir o quão letal é o seu caminho... e o quanto a lealdade tem um preço.
 
 "Jogo de mãos" - Nora Roberts
Uma história cheia de glamour e suspense sobre o amor, chantagem e magia.
Max Nouvelle é o patriarca de uma ilustre família de ilusionistas e ladrões de jóias, constituída por Lily - a sua companheira; Roxanne - a sua filha, tão linda quanto casmurra; e Luke - um rapaz que Max recolheu das ruas e que entretanto se transformou num homem muito interessante. No palco fazem números elaborados e, fora dele, assaltos ainda mais refinados. Durante muitos anos Roxanne e Luke deram-se como cão e gato mas agora, já adultos, descobrem que há entre eles algo que não esperavam. Mas é então que Luke, receoso que o seu passado manche a sua família adoptiva, é vítima de alguém que quer vingar-se dos Nouvelle. E vão ser precisos alguns anos em fuga antes que ele volte e, juntamente com Roxanne, dê o golpe mais audacioso das suas vidas.
Com Jogo de Mãos, Nora Roberts revela-nos um mundo glamoroso onde a paixão e o mistério se entrelaçam e nada parece o que é. 

 "Onde caiem os anjos" - Nora Roberts
Reece Gilmore foge de um passado traumático como única sobrevivente de um crime brutal em que viu todos os seus amigos morrer. Um dia chega a Angel’s Fist, um lugar idílico rodeado por belas montanhas, e decide aceitar um emprego no restaurante local como cozinheira.
Reece cedo encanta os locais com os seus dotes de culinária. Afinal de contas, era uma famosa chefe de cozinha na Costa Leste, mas continua atormentada pelo crime de que foi vítima, e luta constantemente contra os pesadelos que a assombram. Até que um dia é a única testemunha de um novo homicídio…
Sendo tão frágil e dada a ataques de pânico, ninguém na cidade parece acreditar em Reece a não ser Brody, um irascível e atraente escritor de policiais. E quando uma série de eventos perigosos tornam claro que alguém está a tentar enlouquecer Reece e a eliminá-la do caminho, ela terá que confiar em Brody, e em si própria, para descobrir se existe ou não um assassino em Angel’s Fist.

Venha descobrir a beleza das montanhas americanas e as fantásticas receitas de culinária de Reece Gilmore, nesta apaixonante história de crime, loucura e amor de Nora Roberts.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Em leitura: "Chichen Itza" - Renato Fontinha

Era uma época de intenso fervor religioso e superstições. Abundavam mitos e histórias fantásticas: gigantes, monstros marinhos, ilhas magnéticas, canibais, água que fervia no Equador. E, claro, a fonte da juventude. No século XVI a fonte da juventude não era um mito. Era uma realidade. Beber das suas águas faria recuperar os anos há muito idos, moribundos escapariam miraculosamente às garras da morte, doenças terríveis seriam curadas imediatamente. Era a promessa de vida eterna, de viver para sempre jovem. Sábios escreviam sobre as suas propriedades, o povo acreditava na sua existência e aventureiros, como Ponce de León, corriam para o Novo Mundo em sua busca. Exploradores espanhóis vasculharam cada rio, regato, lagoa e fonte ao longo da costa, sem sucesso. O facto não os desanimava.
Era somente uma questão de tempo até alguém a encontrar…
Quando quatro amigos, marginais num dos bairros mais pobres e violentos de Sevilha, matam um nobre e são obrigados a fugir da cidade, a sua vida muda para sempre. É o início de uma aventura épica que os levará de Sevilha à península do Iucatão, passando pela costa africana e pelas Caraíbas. Desde grumetes a bordo de uma caravela esclavagista a soldados ao serviço de Hernan Cortés, enfrentarão os temíveis Aztecas numa guerra sem quartel, sucumbirão ao poder avassalador de um furacão e serão acossados impiedosamente por um inimigo invisível na densa selva do Iucatão. Uma história de obsessão, vingança e traição, em busca da mítica cidade de Chichen Itza, recentemente eleita uma das sete maravilhas do mundo, onde o maior prémio de todos os aguarda. A vida eterna.

Opinião: "A dança da vida"

Não leram ainda? Então estão a perder uma belíssima estória de amor, de culpa, de perdão...
Uma estória que nos leva a verter algumas lágrimas e que nos surpreende com um final inesperado! 
Este livro não nos conta a penas a estória de João que decide ser bailarino contra a vontade do seu pai e com isso sofre o seu desprezo, conta a estória do que poderia der sido... O que poderia ter sido uma família se não fosse a intransigência da figura paterna, o que poderia ter sido um amor se a palavra "Amo-te" tivesse sido dita em voz alta, o que poderia ter sido uma vida se as responsabilidades fossem assumidas!
É a estória de uma familia desmembrada e sem concerto, que não sabe como viver quando estão todos presentes e que se perde com a ausência de alguém... É a estória de Iris uma mulher que amou e desejava ser feliz e que viu todos os sonhos destruídos numa noite por alguém que nunca se assumiu!
Há muito tempo que não lia um livro que me fizesse pensar em como algumas coisas poderiam ter sido se as tivesse feito de outra maneira...

Opinião: "O apelo da lua"

Depois de vários meses a olhar para eles e de ler muitas opiniões positivas, decidi ler o primeiro volume desta saga e tenho a dizer que fiquei bastante satisfeita!
A originalidade dos personagens, não os típicos vampiros e lobisomens que já se tornaram tão comuns na literatura fantástica mas uma agradável mistura de muitos seres... coitotes, vampiros, lobisomens, trolls, gremelins...o que torna a leitura muito mais agradável, interessante e nada monótona. Em tudo isto o facto de terem em comum a amizade de Mercy - a mulher coiote - o que contribui para que se vão tolerando uns aos outros e isso faz com que haja algumas cenas bem engraçadas ao longo do livro.
Algum mistério, uns maus à mistura e um romance a dar um cheirinho de si... são os ingredientes certos para o sucesso desta saga.
Esta será mais uma saga a estar presente nas prateleiras cá de casa, que já vão cedendo ao peso de tantos livros...por ler!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Em leitura: "A dança da vida" - Gustavo Santos

João é o filho mais velho de Jaime e Magali, portenha, amante de milongas. Em Sintra, onde vive com a família, joão manifesta desde menino o gosto pela dança. O sonho de ser bailarino envergonha o pai, que quer ver o filho seguir-lhe os passos na engenharia. Para a mãe, a vocação do filho é motivo de orgulho, uma extensão da sua proópria paixão pelo tango.
Como todos os sonhadores, joão não tem a vida facilitada. Entre lutar pelo seu sonho ou abandoná-lo definitivamente, opta por ouvir o coração. E é quando o faz que descobre o verdadeiro amor ao lado da Iris, com quem cria uma relação de cumplicidade eterna.
É um romance sobre a importância do "agora", de como é fundamental viver o presente, sem adiar os sonhos e o amor. Ao ritmo do tango e do hip-hop, assistimos à reconstrução de uma família, que, movida pela esperança, encontra uma segunda oportunidade para recriar afectos e reforçar laços. 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Opinião: "Cobiça" - JRWard

Diferente da saga da Irmandade da Adaga Negra, este Anjos Caídos foi uma agradável surpresa. Isto porque existem por ai demasiadas séries sobre anjos que valem muito pouco uma vez que este é um tema que pode ser bastante desenvolvido, à semelhança do tema vampírico.
No inicio senti-me um pouco confusa com tantas personagens, mas à medida que fui avançando na leitura foi-se tornando mais fácil compreender a posição e importância de cada uma delas na estória.
Gostei essencialmente da distinção entre os anjos que Jim encontra no céu e os seu companheiros de "luta"... uns vestem roupas imaculadas, outros cabedal negro, uns falam calmamente e outros não escondem que gostam de sexo e cerveja! Aqui está uma "realidade" dos Anjos Caídos.
Jim foi o escolhido... a sua missão é salvar a alma de Vin e colocá-lo no caminho do amor, pelo meio encontra um demónio apostado em ganhar a batalha, mas Jim é persistente! No final o bem supera o mal e Jim parte deixando para trás um casal feliz... até à próxima missão...                      

Em leitura:"O apelo da lua" - Patricia Briggs

Mercy Thompson é uma talentosa mecânica de automóveis que vive na zona de Washington. Mas ela é muito mais do que isso: também é uma metamorfa com o poder de se transformar num coiote. Como se não chegasse, o seu vizinho é um lobisomem, o seu antigo patrão um gremlin, e neste momento está a reparar a carrinha de um vampiro. Este é o mundo de Mercy Thompson, um que parece igualzinho ao nosso, mas cujas sombras estão repletas de estranhas e perigosas criaturas da noite. E se até agora Mercy sempre viveu bem nesse mundo, aproxima-se o dia em que a sua preocupação vai ser apenas sobreviver…

"Enxofre" - Lincoln Child, Douglas Preston

Por detrás do gradeamento de uma luxuosa propriedade de Southampton, Long Island, o agente do FBI Pendergast descobre um crime hediondo de origem aparentemente sobrenatural. Num dos quartos da imensa casa, jazem os restos fumegantes de um crítico de arte detestado por muitos, em cujo peito se pode ver a marca de uma cruz derretida. O desenho de uma pata fissípede no soalho da casa e um estranho odor a enxofre trazem à memória os horrores lendários que costumam vitimar os que celebram pactos com o diabo.
Uma equipa de investigadores passa Nova Iorque a pente fino na esperança de que o crime tenha uma explicação simples. Mas a investigação conduzi-los-á dos clubes privados e dos apartamentos luxuosos de Manhattan para Florença, onde, trinta anos antes, quatro homens celebraram entre si um pacto abominável. 

"Clube mefisto" - Tess Gerritsen

Tess Gerritsen é uma autora bestseller do New York Times. Médica de profissão iniciou uma brilhante carreira literária durante a baixa de maternidade. Intensa e aterradora, Tess Gerritsen é a grande revelação do género thriller médico, aliando o conhecimento e a sua experiencia profissional com a investigação forense. Tess Gerritsen escreve narrativas verdadeiramente perturbantes que agarram o leitor da primeira à última página. O Clube Mefisto é o seu livro de estreia em Portugal e a sua mais recente obra, bestseller nos Estados Unidos. A palavra latina peccavi, «pequei», foi inscrita com o sangue de uma mulher, vítima de um crime particularmente macabro. Na cena do crime já se encontram a médica legista Maura Isles e a detective Jane Rizzoli. Rapidamente as duas constatam uma ligação entre o assassínio e a psiquiatra Joyce O’Donnell, uma celebridade em Boston, e que faz parte de uma sociedade secreta denominada o Clube Mefisto.Maura e Jane são arrastadas para uma terrível viagem ao âmago do mal, onde irão enfrentar um inimigo bem mais perigoso do que todos aqueles que já alguma vez perseguiram.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Próxima leitura: "Cobiça" - JRWard

Quase no limite das votações é este o livro que leva o avanço. Assim adianto-me e vou já pegando nele...

Opinião: "A flor do desejo"

Muito à semelhança do outro livro - A máscara do desejo - a autora conta-nos duas estórias em paralelo, uma no passado e outra no presente.
No passado um homem e uma mulher que se apaixonam e exploram todas as possibilidades a nivel sexual, no presente um homem e uma mulher que exploram todas as possibilidades a nivel sexual e que se apaixonam...
Infelizmente não há muito mais a dizer sobre os livros desta autora, existem mais descrições de cenas de sexo do que a estória propriamente dita e de futuro será uma autora a quem não darei nova oportunidade!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Opinião: "O cirurgião"

Há muito que não lia um policial que me prendesse! Ultimamente tenho lido apenas JDRobb e quem conhece concordará que são uns livros especiais...Não posso por isso fazer uma comparação.
Este livro foi o primeiro que li de Tess Gerritsen, e porque tinha lido várias críticas muito positivas aliada à vontade de ler qualquer coisa diferente e porque não fazer "as pazes" com este género? Assim fiz uma leitura em 3 dias de um livro frenético, que embora nem sempre com uma linguagem acessível se compreende a mensagem.
Temos um romance suave entre duas personagens sofredoras, mas nada dramáticas, dispostas a lutar contra o mal e a favor da felicidade. Uma detective que se quer afirmar e nem sempre com as atitudes mais correctas e um assassino bizarro... Tudo isto torna este livro bastante interessante e faz-nos querer lê-lo de uma vez só para saber o fim.
Esta é uma autora que continuarei decididamente a seguir!

Em leitura: "A flor do desejo" - Cherie Feather

Mandy Cooper, directora do Museu de Arte Feminina da Cidade de Santa Fé, há muito que admira a pintora Catherine Burke e segue com interesse a história da intensa relação amorosa que a artista do século XIX manteve com Atacar, um belo americano nativo. Contudo, a ligação de Mandy ao casal vai estreitar-se ainda mais. Mandy envolve-se com Jared Cabrillo, o perigosamente atraente sobrinho-bisneto de Atacar, naquela que será uma relação escaldante e avassaladora.
Jared, por sua vez, esconde um segredo que vai mudar a vida de todos. Na posse do diário íntimo de Catherine, que muitos pensavam estar perdido para sempre, conhece todos os desejos e fantasias da artista. E decide recriar na sua relação com Mandy a paixão escaldante que uniu Atacar e Catherine. Ele sabe exactamente como conquistar uma mulher, incluindo o recurso à simbólica e sensual linguagem das flores… Mas Jared sabe também o quão intensamente Catherine amava Atacar e o quão perigosamente ele a amava. Será amor o que o une a Mandy?
O diário de Catherine é intemporal, simultaneamente romântico, sensual e trágico. Mais de cem anos depois, os segredos contidos nas suas páginas tanto podem unir Mandy e Jared para sempre como destruí-los a ambos - atrever-se-ão eles a amar depois de tudo por que passarem?
A Flor do Desejo é uma história envolvente sobre dois romances separados pelo tempo, mas unidos e marcados pela mesma paixão arrebatadora.