segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Pausa

Por vários motivos, um deles o desalento de manter um blog em que só os passatempos interessam, vamos fazer uma pausa por aqui.


Um dia qualquer estaremos de volta...

Opinião: "O verão dos brinquedos mortos" - Antonio Hill

SINOPSE:
O inspetor Héctor Salgado está afastado do serviço há semanas quando lhe atribuem, extra-oficialmente, um caso delicado - o aparente suicídio de um jovem de boas famílias. À medida que Salgado penetra num mundo de privilégios e de abusos de poder, o caso, aparentemente simples, complica-se de forma inesperada, e o inspetor terá de enfrentar não só esse mundo mas também o seu passado mais obscuro, que, no pior momento, volta para ajustar contas. Os sonhos, o trabalho, a família, a justiça e os ideais têm um preço muito alto, mas há sempre quem esteja disposto a pagá-lo. 

OPINIÃO:
É certo que quando um livro nos desilude, o que vem a seguir acaba por pagar um preço bem alto... ou não!

Depois de uma leitura menos boa, eis que pego neste que estava há tanto tempo parado e o leio de um trago!
Um livro muito bem escrito, com personagens consistentes e um mistério que nos prende do inicio ao fim.
Este é o primeiro livro do autor e se continuar assim, terá muitos seguidores.

Temos a estória do inspetor Héctor Salgado que depois da investigação de um caso delicado, é obrigado a tirar umas férias... de volta ao trabalho é destacado para um caso que parece já decidido desde o seu inicio, mas nem sempre o que parece é... e depois de alguma investigação chegamos a um surpreendente final.
Um excelente livro, uma boa companhia, não deixem de ler.

Opinião: "A última carta de Carlota Joaquina" - José Manuel Saraiva

SINOPSE:
A Princesa Carlota Joaquina não era uma mulher bela nem sequer delicada, mas o que lhe faltava em graciosidade tinha de sobra em ambição, inteligência e firmeza. Entre o abandono de um marido fraco e beato e o desprezo por uma sogra louca, Carlota Joaquina procurou sempre satisfazer, sem olhar a meios, os seus anseios pessoais, as suas aspirações políticas e os seus apetites sexuais…

Com uma escrita elegante e o inconfundível estilo satírico a que já nos habituou com os seus bestsellers Rosa Brava e Aos Olhos de Deus, José Manuel Saraiva relata-nos agora, de forma notável, como terá decorrido essa extraordinária aventura que foi a viagem marítima da Corte Real para o Brasil, naquele ano de 1808….

OPINIÃO:
A curiosidade em saber mais sobre esta figura da nossa história era muita, uma mulher que uns consideram louca, outros ditadora... a meu ver, não passava de uma mulher solitária, humilhada e tremendamente infeliz.
Este pequeno livro é uma carta escrita pela Princesa Carlota Joaquina a sua mãe, quando é obrigada a deixar Portugal rumo ao Brasil devido à ameaça de invasão francesa.

Um pequeno livro que li a muito custo, tenho que confessar! Nunca tinha lido nada do autor e confesso que esta leitura não me deixou grande vontade de descobrir outras coisas... Um livro de ritmo tremendamente monótono, com divagações e pedaços de história pelo meio da carta (o texto principal).

Ficou bastante longe do que esperava dele.